Publicado por: speedcdm | Outubro 16, 2010

Tutorial Hwi Completo

Creditos Gmaniacos.com

TUTORIAL HWI COMPLETO by HikoKun

Para quem não sabe HWI vem do termo em inglês que significa
horizontal wind influence, no português claro, influência do vento na
horizontal.

0. Conhecendo sua tabela de HWI:

De fato o primeiro passo é conhecer sua tabela HWI, ela deverá conter os
seguintes dados:
PIN ou Distancia: este dado significa distancia do buraco.
Calliper ou Calibrador: Valor da força usando o item calibrador do jogo.
% ou Força: valor em porcentagem da jogada , sua barra de força completa equivale a 100%, geralmente a força em % vai de 79.8% a 100.00%.
HWI: influencia do vento.
H+: valor real para cada 1m de altura (+) positiva.
H-: valor real para cada 1m de altura (-) negativa.
Agora que você já conhece o conteúdo da sua tabela HWI vamos ao próximo passo.

1. Encontrando a direção da jogada:

Para saber qual será o HWI usado na jogada, você terá de fazer a seguinte
conta:
Distância do Buraco + Terreno -+ altura do buraco -+ a força gerada pelo vento.
Mas como saber se você deve somar ou subtrair a altura do buraco? Simples, para
altura (-) você deve subtrair no valor da distancia, para altura (+) você deve
somar no valor da distancia.
Para saber a força gerada pelo vento faça o seguinte calculo: cosseno * vento *
hwi da distancia ( VOCÊ DEVE IGNORAR ALTURA PARA ESTE
CALCULO!!! Ou seja, se o buraco está a 214, você fará cosseno * vento * hwi de
214y
) feito isso você terá o valor da força gerada pelo vento ( guarde
este valor, ele será usado para o calculo da força futuramente ).
Mas como saber se devo somar ou subtrair a força gerada pelo vento? Simples,
para vento Norte você deverá subtrair e para vento Sul você deverá somar.

Feito isso você terá encontrado o HWI inicial, agora você terá que encontrar o
HWI final, que será usado para calcular a direção da jogada.
Para encontrar o HWI final você terá duas equações para jogadas diferentes:
a) Para Backspin você fará Altura * 0.015 +- HWI inicial que será seu HWI final.
b) Para Tomahawk e Dunk você fará Altura / 100 +- HWI inicial que será seu HWI final.
Mas como saber se é pra somar ou subtrair no meu HWI inicial?
Para altura (-) você deverá somar, pois o desvio será maior.
Para altura (+) você deverá subtrair, pois o desvio será menor.
Após todo este procedimento você fará está equação:
Seno do angulo * vento * hwi final = direção.
Simplificando:
sin * vento * hwi final = direção.

2. Encontrando a força para a jogada:

Para encontrar a força da jogada você fará o seguinte calculo:
Distância do buraco +- ( altura * H+ ou H- ) +- força gerada pelo vento. ( H+ para
altura positiva, H- para altura negativa ).
Como já foi dito acima, altura (-) você subtrai e altura (+) você soma, a
diferença é que para a força você utilizara a altura REAL do buraco. A força do
vento que você calculou anteriormente será utilizada também no calculo acima. Feito isso você encontrará a distancia real do buraco, agora é só você olhar na sua tabela HWI para ver qual é a força que está na linha da distancia encontrada.

3. Inclinação da bola:

Para inclinação da bola você fará o seguinte calculo: HWI Final / 4 ou HWI final * 0,25
Ambos cálculos resultarão no mesmo resultado.

4. Exemplos:

Agora partiremos para exemplos práticos, começando por:

Tomahawk backspin

Taco 1w – Drive 264
Dados do buraco:
Hole 2 Blue Lagoon 231
Terreno: Tee ( 100% )
Distancia: 231y
Altura: 3.10m
vento: 5m
angulo do vento: 30 graus ( norte ).

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,866 * 5 * 0,578 = 2,50 ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
231 + 0 ( tee 100% ) – 3.1 – 2,50 = 225,4

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 225,4y para Tomahawk, este valor é 0,535.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura / 100 +- HWI inicial:
-3.1 / 100 –> 0,031+ 0,535 = –> 0,566 <– Este é seu HWI Final!

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem quebras no tee.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final =
0,5 * 5 * 0,566 = 1,415 <– Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
231y – 3,65 – 2,50 = 224,85~225–> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 225y –> 83%.
Pronto está será sua força utilizada na jogada!
Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Tomahawk com quebra na bola

Taco 1w – Drive 264
Dados do buraco:
Hole 1 Blue Lagoon 425
Terreno: Rough ( 95% )
Distancia: 233y
Altura: 0.26m
vento: 9m
angulo do vento: 32 graus – direção do vento: sul e esquerda.
Número de quebras na bola: 2

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,848 * 9 * 0,589 = 4,49y ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia +Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 4,49y = 241,75y~242
Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 242y para Tomahawk, este valor é 0,642.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura / 100 – HWI inicial:
0.26 / 100 –> 0,0026 – 0,642 = –> 0,639 <– Este é seu HWI Final!

Agora você encontrará o valor de cada quebra;
HWI Final / 4 * número de quebras
0,639 / 4 –> 0,159 * 2 quebras = –> 0,319 <– este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final +- quebras da bola =
0.5299 * 9 * 0,639 + 0.319 = 3,36 tiles <– Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada:
Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
233 + 4y + 0,35 + 4,49 = 241,84~242 –> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 242y –> 88,7%!
Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agorá é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Backspin

Taco 1w – Drive 264
Dados do buraco:
Hole 2 Blue Lagoon 231
Terreno: Tee ( 100% )
Distancia: 231y
Altura: 3.10m
vento: 5m
angulo do vento: 30 graus ( norte direita ).

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,866 * 5 * 1,005 = 4,35 ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
231 0 ( tee 100% ) -3.1 – 4,35 = 223,55

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 223,55 para Backspin, neste caso você terá que encontrar 1 valor igual a media do hwi de 223 e 224, que seria 0,936. Este é seu HWI inicial.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura * 0,015 +- HWI inicial = HWI Final
-3.1 * 0.015 = 0,0465 + 0,936 = –> 0,9825 <– Este é seu HWI Final!

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em
alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem
quebras no tee.

Feito isso é só partir para equação final:
Seno * vento * hwi final +- inclinação do green =
0,5 * 5 * 0,9825 – 0,4 = 2,056 <– Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia terreno – altura real – força gerada pelo vento =
231y – (3.1 * 1.066) = 3,30 – 4,35 = 223,35 –> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 223y –> 92,4%.
Pronto está será sua força utilizada na jogada!
Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Backspin com quebra na bola

Taco 1w – Drive 264
Dados do buraco:
Hole 1 Blue Lagoon 425
Terreno: Rough ( 95% )
Distancia: 233y
Altura: 0.26m
vento: 9m
angulo do vento: 32 graus – direção do vento: sul e esquerda.
Número de quebras na bola: 2
Inclinação do green: -0.5

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,848 * 9 * 1.016 = 7.75y ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 7.75y = 245.01y
Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 245y para Backspin, este valor é 1,166.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura * 0.015 -+ HWI inicial:
0.26 * 0.015 –> 0,0039 – 1.166 –> 1.162 <– Este é seu HWI Final!

Agora você encontrará o valor de cada quebra;
HWI Final / 4 * número de quebras
1.162 / 4 –> 0.2905 * 2 quebras = –> 0.581 <– este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final +- inclinação do green +- quebras da bola =
0.5299 * 9 * 1.162 -0.5 0.581 = 5.62 tiles <– Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
233 +4y + 0.286 + 7.76 = 245.04y –> Agora olhe na tabela e veja qual é a % para 245y –> 99.7%
Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

5. Contando em tiles pela barra de força
Observe a imagem abaixo:


Cada risco vermelho equivale ao valor de 0,22 ( 0,22 0,44 0,66 0,88 1,1 )
Cada risco preto equivale ao valor de 0,11 ( 0,11 0,33 0,55 0,77 0,99 )

6. Como contar em PB? Simples observe a imagem abaixo:

Imagem auto-explicativa.

7. Tabelas hwi

Tabela 250 hwi –> http://www.mediafire.com/?yzzc15ynytz
Tabela 256 hwi –> .jpeg http://www.mediafire.com/file/ktzyzhuo2im/256hwi.jpg
Tabela 256 hwi –> .xls http://www.mediafire.com/file/mvodnm1wiqy/256
Tabela de seno e cosseno 1° a 90° –> http://img69.imageshack.us/img69/8593/senocosseno.jpg

8. Observações:
a. Nunca arredonde o valor da distancia da força para menos! Exceto se for até 0,3y! Acima de 0,3 arredonde para 1y acima.
b. Sempre que estiver contando, a cada click que você der pressione 0 ou HOME para dar zoom novamente no green, isso evita bug na hora de contar!
c.Se você quiser converter o seu resultado para PB use o seguinte calculo:
resultado final / 0.217 ( NUNCA USE 0.22 ).

9. Bônus

Inclinações para: IS, BL, WEST, NW, BM, BW, SS, SW, WIZ, LS, IC, DI, WH, SC
–> http://www.mediafire.com/?mzeuwzdimrb

Espero que gostem, e principalmente que aprendam !
Esforcem-se!


Responses

  1. ella parace ser facil mais tem que estuda muiito ella ainda pq quando vc usa calculadora fica mais facil e vc nao tem Raçosinio

  2. Uma duvida!
    Se a mira deu por exemplo 1,203 que nem aqui no meu caso como eu faço pra colocar isso em pratica?


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