Publicado por: speedcdm | Agosto 4, 2010

Guia de Iniciante

Creditos Gmaniacos.com

Primeiro de tudo, a interface do jogo.

Quando se entra em um jogo, antes disso na verdade, pois na sua primeira visita ao jogo é automaticamente levado ao tutorial, vê se a tela a seguir:

[Descrição dos itens]


Descrição:

1 – Informação do mapa
2 – Barra de Energia (Power Shot)

3 – Localização do “Hole CUP” (Buraco)
4 – Informações do Jogador
5 – Removido, será atualizado em breve.
6 – Ponto de chegada da bola

7 – Taqueira
8 – Pontos “PANG”
9 – Seleção de itens
10 – Chat
11 – Ponto de tacada

12 – Ponto de tacada [2]

13 – Barra de Força
14 – Velocidade do Vento
15 – Tempo de limite de tacada

——

Pt2- Como tacar?

Já escolheu um bom taco para sua jogada? Então faça uma tacada seguindo as instruções abaixo, sempre atento à Barra de Força.

1. Ao apertar a Barra de Espaço (ou com um clique do mouse), o indicador da Barra de Força se moverá para a direita.
2. Aperte Espaço novamente ao atingir o nível de distância da tacada (marcada em Y – Yards ou Jardas) que você achar necessário para a jogada. Com isso, o indicador começará a se mover para a esquerda.
3. Quando o indicador estiver perto da linha branca, termine a jogada apertando a Barra de Espaço. Se você acertar exatamente sobre a linha branca, conseguirá dar uma tacada perfeita – também chamada “PangYa Shot”. Com o PangYa Shot a bola irá para o exato local e distância que você escolheu, sofrendo menos com fatores adversos como vento e terreno. Mas ao errar o tempo da tacada, passando longe da linha branca, sua tacada sairá torta e menos potente.

– Distância e direção da bola após a tacada

Pangya SHOT

[No caso do impacto ou tacada perfeita]
Sua tacada não perderá potência ao acertar a bola corretamente.

“PPIC”

[No caso do impacto um pouco cedo ou tarde]

A tacada perderá potência. A bola fará uma pequena curva e irá cair mais cedo.

BAD

[No caso do impacto muito cedo ou tarde]

Um desastre! A bola mal vai sair do lugar, seu taco irá voar e poderá cair até mesmo em sua cabeça!

—————

Teclas Úteis

——————

Percursos

1. Um mapa pode incluir até 18 percursos (buracos). Cada percurso possui um diferente número de Par, como Par3, Par4 e Par5. Par é o resultado “neutro” do golfe, quando você completa o percurso sem uma tacada a mais nem a menos.

– Par3 Percursos curtos, de até 200 jardas. São perfeitos para tentar um “Hole-In-One” – ou seja, acertar o buraco com apenas uma tacada!
– Par4 Percursos com distância média, acima de 300 jardas.
– Par5 Percursos de longa distância, acima de 500 jardas, especiais para tacadas longas.

2. Há também diversos tipos de terrenos que afetam a velocidade e a distância que a bola pode alcançar.

– Teeing Ponto de Início

– Fairway Um bom lugar para tacada, com gramado curto.

– Rough Terreno com gramado alto. A força da tacada é um pouco reduzida.

– Bunker Campo de areia. Péssimo lugar para a bola cair: perde-se muita força para a tacada!

– O.B Se a bola cair no O.B., você terá que repetir a tacada e terá 1 ponto de penalização (uma tacada a mais). O.B. significa “Out of Bounds”, fora dos limites do percurso.

– Green Um campo com gramado bem ralo, onde você poderá rolar a bola até o buraco.

– Hole É o “buraco” onde você terá que colocar a bola.

——————

Tacos

1. Você pode ter um total de 14 tacos por rodada. Há quatro tipos de tacos, que são classificados de acordo com sua precisão e distância alcançada.

—————–

Putting

* Após algumas tacadas usando os tacos de madeira e ferro, você chegará numa área com grama bem rala, chamada “green”. Nessa área você terá que usar um taco específico, chamado “putter”, para que a bola vá rolando rente à grama e entre no buraco.
* Quando for fazer um “putting” é importante notar bem a inclinação do solo, já que a bola, por ir rolando no green, irá sofrer com a inclinação e nivelação do terreno. Nesta página explicaremos melhor como ver a inclinação. Leia com atenção e faça um putting perfeito!

1. No “green”, um campo quadriculado será ativado, mostrando a distância da bola ao buraco – no campo e também na Barra de Força.
Distância do Buraco

2. Os pequenos pontos na barra indicam a altura do terreno naquelas posições. Abaixo há uma imagem que mostra que o buraco está num nível acima do local da tacada. Nessa situação, é melhor tacar com mais força, já que a bola perderá velocidade ao subir o terreno.
Localização do buraco no green

3. Os pontos nos quadrados mostram a inclinação do green. Se os pontos estão do lado esquerdo, significa que o green está inclinado para a esquerda. Portanto o jogador precisará tacar a bola para a direita, mais do que o presumido, para ela não “cair” ao rolar pelo terreno.

—————-

Cálculo de pontos

Essa é uma coisa legal de se saber, eu mesmo no meu primeiro jogo fiquei me perguntando “Pq ele ta em primeiro se eu to com +5 e ele com 0?” auhahuauhauhauhauhauhahu (snif)

1. Após completar o percurso, colocando ou não a bola no buraco, o jogo irá calcular os resultados da forma mostrada abaixo (pontos negativos significam melhor performance, e o número determinado é o “Par” – que varia em cada percurso):

————

Avançado

1. Sistema de “Hook” e “Slice” de acordo com a instabilidade da postura

– No golfe real você cometerá um “hook” ou “slice” ao fazer uma tacada onde há uma inclinação excessiva, já que a postura do jogador é muito instável para dar uma tacada perfeita. PangYa emula esse tipo de situação levando a linha branca da Barra de Força à esquerda ou direita, dependendo da circunstância.

– Para expressar melhor a situação: quando a inclinação for para a esquerda, a área rosa do lado esquerdo aumenta, maximizando a possibilidade de hook. Quando for para a direita, aumenta no lado direito, aumentando a possibilidade de slice.


2. Altura do green
– No Approach Shot é preciso tomar alguns cuidados de acordo com a altura do green.

3. Efeito do vento

– O vento influencia bastante na direção da bola. Se a bola voar por muito tempo, ela sofrerá uma influência maior ainda e sua direção irá mudar significamente.

– Fique atento! Se o vento soprar do lado esquerdo para o direito, como mostra a figura abaixo, a bola fará uma ligeira curva para a direita. Neste caso, taque a bola mais para o lado esquerdo.

4. Efeito da turbulência do ar (apenas nos mapas de dificuldade alta)
– No PangYa pode ocorrer turbulências do ar nos espaços entre florestas ou ilhas.

– Se o vento regular do mapa for de 2m ao norte, a turbulência entre as árvores pode ser de 5m leste. Devido a essas áreas com turbulência, a bola pode cair em algum ponto indesejado. Portanto, ao fazer tacadas nestas regiões, observe bem o ponto de chegada e por onde a bola irá passar, sempre considerando que o vento poderá mudar a trajetória da bola. Assim você poderá fazer uma jogada fantástica: a bola que estava fazendo uma curva para a esquerda e indo pra longe de seu alvo principal, de repente muda de direção e chega no ponto desejado!

5. Tacadas especiais

– No PangYa há algumas jogadas especiais (“Tomahawk” e “Cobra”) que você pode fazer para obter um resultado melhor. Essas tacadas só podem ser usadas estando no modo “Powershot” e após a digitação de alguns comandos especiais.
– Há 3 sinais que indicam o status da entrada dos comandos. Estes sinais mostram se você digitou corretamente ou não os comandos para ter sucesso na tacada especial.

=================================================


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias